segunda-feira, 7 de maio de 2012

AGRICULTORES DO MUNICIPIO DE GURUPÁ RECEBERAM "TAUS" ESTE QUE LHE DARÁ DIREITO DE USO DAS TERRAS.





Estamos muito felizes, a senhora Maria da Conceição na entrevista ao blog Gurupá Realidade, por mais uma entrega de Termos de Autorização de Uso Sustentável (TAUS). Que em parceria com o governo federal o nosso prefeito Moair Alho vem nos proporcionando o nosso direito de usar nossa terra.
fala do Sc. de Agricultura.
Desta vez, no município de Gurupá, no arquipélago do Marajó. A ação faz parte da concepção EMPREENDEDORA HUMNITÁRIA E INCLUSIVA do Governo Municipal e  das políticas integradas do governo federal sob a égide do Plano Brasil Sem Miséria.
O evento foi realizado no dia 01 de maio dia dos trabalhadores, mas a equipe de servidores da SPU/PA esteve no município até o dia 06 de maio realizando a entrega dos TAUS juntamente com a EMATER/PA local e secretária de Agricultura do município na pessoa do Sc. Municipal Sr. Manoel Chico.
O público alvo são as famílias ribeirinhas tradicionais agroextrativistas. Até agora já foi entregue cerca de 263 pessoas no programa Bolsa Verde, e já foi beneficiados aproximadamente 1.506 famílias e estaram voltando nesse final de semana para fazer a entrega de mais 514 TAUS.
O evento em Gurupá tornou-se de grande importância para o povo gurupaenses e para a  Secretaria de Patrimônio da União no Pará (SPU/PA). O motivo é que ele marca um momento histórico institucional, principalmente na vida dos ribeirinhos que receberão o TAUS. Além das famílias terem reconhecido o uso e assegurado a posse das áreas de domínio da União pela SPU/PA, elas poderão aderir ao Programa Bolsa Verde com a assinatura do Termo de Adesão.
 O objetivo é promover a entrega dos Termos às famílias ribeirinhas beneficiadas pelo Projeto Nossa Várzea por meio do TAUS, emitidos pela SPU/PA, que pela primeira vez será realizado de forma integrada com ações do Plano Brasil sem Miséria, referente ao Programa Bolsa Verde do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
 A SPU/PA tem um papel fundamental no evento que decorreu em Gurupá. Conduziu o evento de entrega dos TAUS e teve total gerência na coleta da assinatura dos Termos de Adesão ao Programa Bolsa Verde do Ministério do Meio Ambiente (MMA), contribuindo para que a propriedade cumpra a sua função socioambiental. Além do Programa Bolsa Verde, os ribeirinho terão como benefício o reconhecimento do Uso e a Posse das áreas que as famílias utilizam; o Termo também servirá como comprovante de residência oficial; facilita o acesso à aposentadoria; facilita o acesso a linha de crédito e financiamento para auxiliar na produção e de forma geral também vai facilitar o acesso aos programas sociais Federal, dentre eles o Bolsa Verde. Participarão do evento a prefeitura municipal de Gurupá; a Câmara Municipal; Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Gurupá; Colônia de Pescadores; Associações Comunitárias Ribeirinhas e as famílias ribeirinhas beneficiárias.




direitos autorais
Editado por; Orlando Dias
fotos: Orlando Dias
contatos: (91) 81878751


Nenhum comentário: