sábado, 18 de maio de 2013

UFPA DIVULGA EDITAL E RELAÇÃO DOS CANDIDATOS APROVADO NO PROCESSO SELETIVO NO PARFOR

MARAJÓ NOTÍCIAS: OS NAVIOS NEGREIROS VOLTARAM

MARAJÓ NOTÍCIAS: OS NAVIOS NEGREIROS VOLTARAM: Armadores que exploram a navegação na amazônia fazem suas próprias leis. Apesar de ser de conhecimento de todos, menos da ANTAQ - Agênci...

Belo Monte>>Famílias que serão remanejadas em Belo Monte questionam empresa



Forma com que a Norte Energia conduz a mudança é alvo de críticas.

Empresa diz que população vai conhecer moradia com antecedência.

Comente agora


Do G1 PA





As famílias que serão remanejadas em função das obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no município de Vitória do Xingu, na região oeste do Pará, estão questionando a forma com que a Norte Energia vem conduzindo a forma de mudança para novas áreas.
A família de dona Maria da Graças mora em uma área que será afetada pela formação do lago da hidrelétrica. Ela e outras seis pessoas vivem há 17 anos em uma das casas que ficam às margens do rio Xingu, que será totalmente alagado. No local, funciona um ponto e venda de peixes, atividade que sustenta a família. Os imóveis terão que ser desocupados em função da obra.
"Até agora ela [Norte Energia] não me disse como é que ela vai fazer com isso; se ela vai me dar um ponto de comércio; se ela vai me dar minha casa de morada; se ela vai me dar um quarto para o meu filho e um quarto para o meu funcionário que tem lá atrás", questiona.
Preocupada com o futuro, dona Maria não perde nenhuma reunião organizada pela Norte Energia nos bairros do município. Os funcionários da empresa explicam como será feito o reassentamento das famílias afetadas, mostrando detalhes técnicos do remanejamento urbano coletivo. Mas os moradores cadastrados não estão satisfeitos.
"O modelo de casa em concreto, por exemplo, está gerando muita polêmica. A construção da casa não é de conhecimento da gente. É uma estrutura totalmente diferente. Quem acredita que essas casas vão servir para a gente", pergunta o professor Antonio Silva.
Pelo menos 38 reuniões públicas terão que ser realizadas pela Norte Energia como uma das exigências do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a liberação da licença de operação da hidrelétrica de Belo Monte. Mas nem todos os moradores concordam com as mudanças propostas.

ENEM 2013: MAIS DE 2,7 MILHÕES DE ESTUDANTES JÁ ESTÃO INSCRITOS NO EXAME



A página de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou mais de 2,7 milhões de inscritos nesta sexta-feira, 17, cinco dias após o início das inscrições. O balanço foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, aponta que foram registradas 472 mil inscrições somente no dia 13, data em que as inscrições foram abertas.

De acordo com o Ministério da Educação, a quantidade de inscritos no período é maior que o registrado
em 2012. As inscrições terminam às 23h59 do dia 27 deste mês. O Enem é destinado àqueles que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim de 2013, mas pode ser feito também por quem quer apenas treinar para a prova.

O resultado no exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. Os interessados em fazer a prova devem se inscrever pela internet no endereço do Enem. Para os estudantes que têm dúvidas, a página também traz um passo a passo com orientações detalhadas sobre como fazer a inscrição no exame. O exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal.

Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Marajó/Breves/Pará.

Passeio pela cidade do Marajó/Breves/Pará.


Alunos fazem passeio turístico em ponto histórico de Gurupá


Os alunos da EMEF. Marcilio dias acompanhados pela Prfª. Aldirleia, na terça feira 14/05/2013 fizeram passeios turístico nos principais pontos históricos da Cidade de Gurupá/Pá. 
Observarão o descaso com o patrimônio histórico, o desrespeito da população, perguntavam o porque do abandono e o que fazer do lixo que por ali encontravam deixado por visitantes, questionavam porquê não fazer algo para recuperar ou manter o que temos... os políticos deixam a desejar com nosso município e com o nosso Brasil, afinal já diz o poeta um povo sem história é um povo sem memória. Se continuar assim seremos esquecido no futuro.