terça-feira, 5 de julho de 2016

FOCO AGRICULTURA Seminário avaliou projeto de desenvolvimento na Ilha das Cinzas

Embrapa AmapáFoto: NCO / Embrapa Amapá
NCO / Embrapa Amapá - Seminario na Ilha das Cinzas
Seminario na Ilha das Cinzas

Lideranças comunitárias e dirigentes da Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas (Ataic) e uma equipe de técnicos da Embrapa Amapá avaliaram as atividades do projeto "Desenvolvimento comunitário sustentável no estuário amazônico", durante seminário realizado nos dias 26 e 27 de fevereiro deste ano, na própria comunidade localizada no município de Gurupá, Estado do Pará.
Na ocasião, foi apresentado o diagnóstico das condições de saneamento e das atividades produtivas das famílias residentes daquela comunidade, além do mapeamento de mais de 80 áreas de açaizais e de 20 áreas de regeneração da espécie florestal pau mulato. Estas ações foram realizadas como parte do projeto executado em parceria entre a Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas (Ataic) e a Embrapa, com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. "As capacitações realizadas em meliponicultura e sobre manejo de açaizais foram reconhecidas pela comunidade como ações de grande importância para o desenvolvimento das famílias", ressaltou o pesquisador Marcelino Carneiro Guedes, da área de recursos florestais da Embrapa Amapá.   
Durante o seminário, foi oficializada uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupá (Sesmug), que apoiará na atividade de análise da qualidade da água disponibilizadas para consumo na Ilha das Cinzas. O órgão municipal também vai atuar na manutenção dos novos sistemas de tratamento de água e esgoto que serão instalados nas comunidades, conforme prevê o projeto "Desenvolvimento comunitário sustentável no estuário amazônico".   
Segundo o pesquisador Marcelino Guedes, a maior parte das metas iniciais do projeto foram cumpridas e algumas antecipadas "O curso sobre manejo de açaizais nativos, por exemplo, foi adiantado em função do interesse dos ribeirinhos no tema e para otimizar uma ação da área de transferência de tecnologia da Embrapa", acrescentou Guedes. O pesquisador enfatiza que a participação da comunidade nos eventos e ao longo das atividades de experimentação para adaptação das tecnologias faz com que o projeto se consolide cada vez mais.
O projeto "Desenvolvimento comunitário sustentável no estuário amazônico" tem como objetivo pesquisar e adaptar novas tecnologias de geração alternativa de energia, saneamento ambiental e diversificação produtiva à realidade local do estuário amazônico, para garantir a adoção e expansão das técnicas para as famílias ribeirinhas extrativistas, visando melhorar a renda e a saúde das famílias e minimizar o impacto ambiental na Ilha das Cinzas. 
Dulcivânia Freitas (DRT/PB 1063-96 )
Embrapa Amapá 
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

terça-feira, 21 de junho de 2016

FOCO TURISMO GURUPÁ>>>Balneário Ita-pereira cada dia melhor.












FOCO Educação>>>Alunos da Escola Estadual Marcílio Dias Gurupá/2016

Nos dias 14/15/16 e 17 do mês 06/2016 alunos ocuparam a Escola Marcílio Dias, em protesto a falta de professores contratados pelo "ESTADO", segundo relatos de Pais e Alunos, não tinham aulas a 6 meses com três disciplinas, pais e responsáveis aderiram a paralisação e permaneceram no prédio, fizeram passeatas nas ruas da Cidade em direção ao Prédio da Comarca de Gurupá "FÓRUM", em mãos levavam documentos repassados pela diretora da Escola, oficios, demandas de contratos e etc.
No ultimo dia 17, com a chegada de representante do Estado Secretária da URIS/Breves/Pará para Srª. Socorro Cunha, fizeram mais uma pequena caminhada novamente em direção ao FÓRUM onde o representante do Estado estava para uma audiência com Ex.mo. Sr. Promotor desta Comarca de Gurupá, logo em seguida alunos convocaram a mesma que seguiu em caminhada para o prédio da escola supracitada, para uma vistoria no local e ouvir pais, alunos e responsáveis dos alunos do ensino Médio, logo depois se pronunciou afirmando que até sexta feira dia 24/06/2016 o quadro da escolar estará...estará completo. Alunos e comissão do ato ficou responsáveis para comunicar o não cumprimento afirmado perante a promotoria,  imediatamente o comunique para que aja novas providências contra o estado ali representado por ela. Aguardamos o dia chegar 24/06/2106.  

“A única arma para melhorar o planeta é a Educação com ética. Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da pele, por sua origem, ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.” (MANDELA)
segue as Imagens 
Orlando Dias "PHOTO DIAZ"    

























quarta-feira, 20 de abril de 2016