quinta-feira, 31 de maio de 2012

CAMPEONATO DE FAMÍLIA TEM REPERCUÇÃO GARANTIDA.

mesa dos árbitros
O campeonato de Famílias no Município de Gurupá, no seu  segundo ano consecutivo vem repercutindo a união entre as famílias Gurupaenses, pois o mesmo conta com uma média de publico de 200 pessoas por jogo e o seu regulamento dentro das Normas Brasileira de Futsal.
 E neste ano foi coordenado pelo Professor José Coelho "vulgo Professor Zeca" ao qual apresentou os seguintes números: 78 jogos, 548 gools com uma média de 6,9 gools por jogo.
E teve como artilheiros:
1º colocado GLAUBER com 25 gools (Família Damascena)
                     ZECA com 25 gools (Família Coelho)
2º colocado IRANELSON com 15 gools (Família Fernandes)
3º colocado CAÇULA com 13 gools (Família Alho)
4º colocado ZICO com 10 gools (Família Tenório)
família tenório


família coelho

torcida organizada



professor zeca entrevistado por Wilson da 102 fm


família fernandes

família alho



A  grande final já tem data certa  é dia 02 do 06 de 2012.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Projeto "Encontro com a Poesia" mais uma edição


EMEF. Municipal Marcilio Dias sedia mais uma vez o encontro com Poesia no dia 24 de abril de 2012 sendo o V ano consecutivo "Encontro com a Poesia". A realização é da Escola supracitada, através dos educadores e coordenadores.
 encontro ocorre todo ano em algum ponto da cidade de Gurupá. "Sempre realizada em um ambiente que não tenha muito barulho, porque todos alunos no qual fazem parte do evento ler as poesias ouvem e canta música clássica e regional", desta vez o encontro foi no centro cultural “MALOCA”  O objetivo do mesmo é divulgar o trabalho dos alunos que são os próprios escritores. "Além disso, é uma maneira de incentivar a leitura e a produção de literatura brasileira”. Os demais alunos que não participam com poesias são cobrados pelos professores relatórios da participação de todos ali presentes.
Fone para melhores informações (91) 8187-8751
Fonte: Redação Gurupa Realidade.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Brasil: Mapa interativo do Brasil

Brasil: Mapa interativo do Brasil

Professores da EMEF. Ribeiro Dias do Município de Gurupá fazem escolha de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica.


Gurupa Realidade
O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica.  Após a avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.

O programa é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o MEC adquire e distribui livros para todos os alunos de um segmento, que pode ser: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental ou ensino médio. À exceção dos livros consumíveis, os livros distribuídos deverão ser conservados e devolvidos para utilização por outros alunos nos anos subsequentes.

O PNLD também atende aos alunos que são público-alvo da educação especial. São distribuídas obras didáticas em Braille de língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e dicionários.

Saiba mais

Palavras-chave: PNLD, livro didático, distribuição

Gurupá Realidade: Cidades próximas a Belo Monte recebem investimentos da Norte Energia

Jornal Fatos Regionais faz plágio em uma de suas publicações da matéria extraída do blog Gurupá Realidade. POR MEIO DO willian Machado.


Willian,estou publicando nesta matéria  que se retrate ou seja que na próxima edição do jornal de "fatos regionais" o qual você encaminhas a matéria da assessoria de comunicação, pois que reveja a matéria publicada do meu blog e as fotos que informe ou indique a fonte  (ou a redação) para o jornalista do jornal citado que as mesma tem autoria e direitos autorais ou seja se retrate na próxima edição que vier, e a minha empresa de publicidade.
Se não sabes que publicar algo que não seja de sua autoria sem informar a redação ou a fonte, pois saibas que é crime. vejam a publicação do dia 07 de maio que foi usada sem autorização e se quer mencionada a redação e fotos.
S&O Comunicação e Publicidade
Gurupa Realidade
http://www.eradigtalgrupa.blogspot.com/

Cidades próximas a Belo Monte recebem investimentos da Norte Energia

28 maio 2012


A Norte Energia S.A., empresa responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte, investiu, até maio de 2012, mais de R$ 190 milhões em obras, equipamentos, materiais e pessoal nos onze municípios da área de influência do empreendimento. São iniciativas que dão cumprimento ao Projeto Básico Ambiental (PBA) e demais parecerias firmadas com as prefeituras e entidades civis da região para reforçar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, segurança, infraestrutura e saneamento básico, entre outras.
Além dos contratos assinados com os onze municípios, existem ações desenvolvidas junto com o governo do estado do Pará para reforço da segurança pública e do controle contra a malária da região do Xingu. Com o governo federal, o convênio assinado pela Norte Energia com o Distrito Sanitário Especial Indígena de Altamira, ligado ao Ministério da Saúde, garante mais investimentos no controle da malária na população indígena presente no Xingu.
Veja abaixo os investimentos feitos pela Norte Energia em cada município próximo a Belo Monte e, ainda, as ações desenvolvidas com o governo federal e estadual, além de projetos custeados junto a entidades civis próximas a Belo Monte:

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Estudante de 17 anos é presa por matar aula - Fernando Moreira: O Globo

Estudante de 17 anos é presa por matar aula - Fernando Moreira: O Globo

SOLETRANDO na EMEF. Mariocay comove pais e alunos em Gurupá com o projeto SOLETRANDO..

Voltamos a falar do soletrando o projeto que está  proporcionando aos alunos desta escola momentos de alegria e emoções com os professores (as) pais e responsáveis dos mesmos.
Entrevista com a Diretora prof.ª Maria Santos da Escola supracitada este projeto vem tendo uma repercução dentro da comunidade escolar muito positiva, percebendo a participação de todos os alunos  pais, representantes autoridades do Município de Gurupá.
Uma idéia das professoras: Jandira e Maria Ivanil
Idéia esta trabalhada dentre do PDE da Escola e assim os demais professores da época Professoras Salete e Aldirleia, juntamente com o corpo escolar concretizaram este maravilhoso projeto.
Hoje em outra gestão de direção da Escola o projeto continua e várias pessoas participam entre tantos os comerciantes com patrocinios dos brindes para os finalistas do soletrando.
O que mais chamou atenção foi que pela primeira vez o 1º ano participa e os dois representantes da turma João Gabriel e Gustavo Lima soletraram todas as 50 palavras e mais as 10 extras que foram sorteadas então deu-se este destaque muito positivo para todos nós.
Participou todos os alunos onde foi classificados nas semi-finais 23 finalistas ou seja dois representantes de cada turma.
A coordenação agradece todos os patrocinadores em especial o Gestor Municipal que tanto prioriza a educação de nosso Município e no garante que no próximo ano estaremos novamente dando continuidade com este projeto que proporciona alegria e aprendizagem para nossos alunados, um abraço até o próximo.
   
veja as fotos

Orlando Dias
Professoras (o) da Escola Mariocay

Orlando Dias

alunos participantes do soletrando

alunos finalistas 

Gurupá Realidade.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

MARAJÓ NOTÍCIAS: PROJETO DE LEI PERMITE CANDIDATURA DE QUEM TEVE CO...: Diante do silêncio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao pedido de todos os partidos do Congresso para que se revogasse a resolução que ...

quarta-feira, 23 de maio de 2012

COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUALCONTRA A CRIANÇA.



No dia 18 de maio dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, o CRAZ- Centro de Referencia de Assistência Social do Município de Gurupá com apoio da Prefeitura Municipal fizeram uma caminhada acompanhada pelos novos conselheiros, enfermeiros, pedagogos, equipe técnica da assistência social, alunos da rede publica, vereadores e secretário de planejamento.



Cobertura do carro som J.publicidade do LOCUTOR e RADIALISTA Jerferson Lobato 87.1FM.
Direitos autorais;
fotos: Gurua Realidade
eradigitalgurupa.blogspot.com

terça-feira, 22 de maio de 2012

Equipe tecnica da SEMED sofrem acidente no rio Pucuruí?Gurupá/pá.


Na sexta feria do mês de maio no dia 18 acompanhando a equipe técnica da SEMED, no Rio Pucuruí sofremos um acidente em que o “motor-rabeta” foi incendiado na poupa da catraia em que estávamos por pouco e com a graça de Deus não aconteceu o pior, no momento eu estava no comando e mantive-me calmo podendo até desligar o motor e tentando salvar para que o mesmo não caísse dentro d’água, mas pouco adiantou a tentativa de manter submerso logo o folgo se propagou me deixando sem opção tendo que largar o motor-rabeta para dentro da água o mesmo foi parar no fundo do rio, depois de três dias o garoto Jonas morador do local encontrou o motor em perfeita condição e graças a Deus. Estamos pronto para mais uma aventura e em busca de melhoria para este Município, PAR (Plano de Ações Articuladas) .  vejas as fotos no momento do resgate.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Gurupá recebe mais uma turma de licenciatura em Sociologia.




veja os novos licenciandos em Gurupá/pá.

Faepa não aprova Território do Marajó



O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará, Carlos Fernandes Xavier, disse ontem que o setor produtivo rural do Pará é contra a proposta de transformação do arquipélago do Marajó em Território Federal. Ele observou, a propósito, que as experiências feitas até hoje no Brasil com a criação de territórios federais não foram bem sucedidas. Além disso, completou o presidente da Faepa, as lideranças do Marajó, antes de pensar na federalização, deveriam avaliar os resultados obtidos com o Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Arquipélago do Marajó.
O plano foi criado pela Presidência da República em 26 de julho de 2006, por decreto do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pelo mesmo ato foi instituído um grupo interministerial de trabalho, que ficaria responsável pelo planejamento e pela coordenação das ações de governo em todo o arquipélago marajoara. Ontem, ao abordar o assunto, Carlos Xavier lembrou que foram designados para integrar esse grupo nada menos que 15 ministérios e mais o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia e a Advocacia-Geral da União. “Que eu saiba, esse plano não produziu absolutamente nada de concreto para impulsionar o desenvolvimento do Marajó”, afirmou Carlos Xavier.
Para o dirigente do agronegócio paraense, o que se deve buscar é o fortalecimento econômico do arquipélago, que na sua avaliação tem um potencial extraordinário para a produção de arroz, para a atividade florestal-madeireira, para a pecuária – com ênfase para a bubalinocultura –, para a produção de pescado e para o turismo. “O Marajó tem um potencial imenso e nós precisamos aproveitar isso”, enfatizou o presidente da Faepa.
Para Carlos Xavier, a proposta de federalização do Marajó é um reflexo da angústia que devem experimentar as lideranças locais em face dos sofrimentos da população, maltratada pela pobreza extrema e pela falta de oportunidades. Por isso, entende que o governo do Pará e a sociedade paraense devem dar as mãos ao povo marajoara, somando esforços para a sua capacitação, elevando a oferta e a qualidade dos serviços públicos e investindo na geração de conhecimento. “O Pará deve utilizar com inteligência e sabedoria os seus recursos naturais, inclusive a água doce, abundante no Marajó e que já é um dos bens mais valiosos disponibilizados pela natureza”, finalizou.  (Diário do Pará)  

Extraido da 
 

segunda-feira, 14 de maio de 2012

PAR (Plano de Ações Articuladas)

Assessores Tecnicos da SEMED, fazem mutirão para o cadastramento do municipio de Gurupá, no plano de ações articuladas do Governo Federal. as 23 horas do dia de hoje termina o prazo final para todos os municipios.


O PAR (Plano de Ações Articuladas) é uma ferramenta de planejamento da política educacional brasileira comandada pelo Ministério da Educação (MEC). Assim que um município ou estado adere ao Compromisso Todos Pela Educação - programa de 28 diretrizes para a melhoria do ensino nacional -, o secretário responsável por essa área automaticamente se compromete a elaborar um diagnóstico e uma série de objetivos para a rede de ensino local. Essas metas devem ser alcançadas em até quatro anos e são estipuladas junto com diretores, coordenadores, professores e membros da comunidade. É a partir desses dados que o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) pode fornecer apoio técnico e financeiro às administrações regionais.

Para ajudar os gestores a analisarem a qualidade do ensino municipal, o MEC distribui um roteiro de autoavaliação e várias tabelas com informações demográficas e de censo escolar. Cada item do balanço vale quatro pontos, sendo que os que recebem notas 1 ou 2 tornam-se as maiores prioridades. Como muitas vezes o mais urgente é ampliar a infraestrutura da cidade (através da construção de creches, melhoria de escolas em zona rural/periférica etc.), o PAR acaba se tornando um importante mecanismo de redistribuição de verba do orçamento federal. Atualmente, cada vez mais são requisitados também cursos de atualização e formação continuada para educadores.

Todos os governadores, prefeitos e secretários de educação que se cadastrarem no Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (Simec) recebem uma senha para acompanhar pela internet o andamento dos projetos de melhoria do ensino. O restante dos cidadãos não tem acesso a nenhum dado sobre o progresso das ações do PAR. Podem apenas conferir os relatórios emitidos pelas administrações municipais no portal do Simec (para verificar o status da sua cidade, clique aqui).

Além de consultores, que atendem às regiões nas quais a situação das escolas é mais crítica, o MEC também fornece apoio técnico por meio de uma parceria com 17 universidades públicas e com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Já quando a ajuda vem na forma de dinheiro, o município precisa firmar um convênio, que é analisado para aprovação a cada ano. Hoje, todos os 5.563 municípios brasileiros estão comprometidos a realizar o Plano de Ações Articuladas, segundo o Ministério da Educação. 

fonte de pesquisa.
 http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/par-416141.shtml